Livros recomendados:


Os golfinhos que adotaram um tubarão


Livro Infantil: (2010)
Uma família de golfinhos adota um filhote de tubarão e, a partir disso, vive experiências emocionantes no fundo do mar. O livro infantil Os golfinhos que adotaram um tubarão, da escritora Cíntia Andrade Moura, enfatiza importantes valores como respeito às diferenças e amor pela família. Ilustrações de Fernando Raposo e editada pela Bagaço.

*******



O menino que não nasceu da barriga da mãe

“Era uma vez um menino que não nasceu da barriga da mãe dele...” A fantasia pode nos aproximar da verdade, convencer mais do que a lei, ser mais veemente do que as notícias dos jornais, como no caso desse livrinho sobre a adoção. A história contada pelo pequeno Antônio apresenta uma diferente abordagem do tema da adoção e contribui para o esclarecimento de questões como: o que é ser filho e o que é ser mãe de verdade?
Autora: Carmem Lúcia Eiterer


*******


Adoção Exercício da Fertilidade Afetiva

O livro é um dos mais completos trabalhos sobre adoção já realizados em nosso país. Apresenta todas as informações necessárias aos pais que desejam receber um filho em adoção, com talento, sensibilidade e profundo conhecimento da matéria, uma vez que a autora não só é mãe adotiva de duas filhas como dedica-se à coordenação de cursos de preparação aos pretendentes à adoção em sua cidade.
Autora: Hália Jótah


*******


Filhos da Esperança
Os Caminhos da Adoção e da Família e seus Aspectos Psicológicos
A psicóloga Cíntia Liana, que atua na área de família e adoção desde 2002, já foi perita de uma vara da Infância no Brasil e hoje atua na Itália com adoção internacional, escreve sobre os caminhos da adoção no Brasil, a forma de avaliar os candidatos à adoção e a situação de abandono das crianças, com um olhar crítico e preocupado. Trata-se de um excelente guia de reflexão e amadurecimento.
Autora: Cíntia Liana


*******

Como Nascem os Pais

De forma bem humorada, o autor conta no livro inúmeros episódios: dos primeiros banhos à tradução dos misteriosos “fonábulos”, a evolução da mobilidade em um bebê. O papai, desajeitado ou não, precisa estabelecer contato com aquela criaturinha frágil, que cresce muito rápido e que recompensa os exaustivos tropeços com um olhar que guarda todas as maravilhas do universo. 
Autor: Renato Kaufmann.


*******

Faltava Você

Crianças adotadas precisam conhecer sua história desde o início. O que parece uma difícil tarefa torna-se descomplicado com a leitura deste livro, de forma continua, para a criança que acaba de chegar. Ao ler para a criança, os novos pais também se sentirão parte da história. 
Autora: Julieta Breternitz.


*******



Histórias de Adoção AS MÃES

O livro "Histórias de Adoção: “As Mães" trata da busca e do encontro de mães com seus filhos. As autoras colheram depoimentos de 12 mães adotivas que abordam assuntos como a decisão de adotar, a ansiedade da espera e o encontro com os filhos, a revelação da adoção. Esses depoimentos podem ajudar quem convive com  a adoção, mas também interessar àqueles que gostam de histórias de vida.
Livro de Ana Amélia Macedo e Solange Diuana



*******


Adoção uma História de Espera e Amor

Uma História de Espera e Amor. 
Livro ilustrado destinado a crianças e adultos, em cores, com história ligada à filiação adotiva. Destina-se a apoiar a integração do menor no seio de sua nova família, proporcionando-lhe pleno equilíbrio e desenvolvimento psicológico. 
Autora: Vera Regina Miranda.


*******


Laços de Ternura

Laços de Ternura, Pesquisas e Historias de Adoção. No Brasil existe uma grande quantidade de crianças sem família e muita gente interessada em realizar uma adoção. Assim sendo, a sua leitura é imprescindível para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estejam envolvidos com a adoção de uma criança: pessoas que pretendem adotar.
Autora: Lídia Weber.


*******


Doce Adoção

Coletânea de textos que exprimem os principais pensamentos  e sentimentos do autor sobre pais e filhos adotivos.São orientações fundamentais – a essência sobre o processo adotivo acumuladas ao longo de trinta anos de vivência profissional-afetiva com crianças, adolescentes e adultos envolvidos nas questões da adoção.
Autor: Luiz Schettini Filho


*******


Pais e Filhos por Adoção no Brasil

Características, Expectativas e Sentimentos. O trabalho de Lídia deve ser celebrado por suas muitas qualidades, com destaque à competência acadêmica aliada à simplicidade com que conduz a pesquisa e formula suas conclusões. 
Autora: Lídia Weber.


*******


Jesus o maior psicólogo que já existiu 

Faz uma abordagem original da relação entre ciência e religião, ligando os principais ensinamentos de Jesus às descobertas recentes da psicologia. Com base em sua experiência como terapeuta e no seu conhecimento da Bíblia, o autor demonstra porque a mensagem de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia: ela contém a chave da saúde emocional, do bem-estar e do crescimento pessoal. Em uma linguagem simples ele mostra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria daquele que, foi o maior psicólogo de todos os tempos. 
Autor: Mark Baker


*******

Nenhum comentário