Adoção Consensual é Legal?

Adoção Consensual, e quando os pais biológicos (geralmente a mãe) "escolhem" uma pessoa para doar o bebê ao invés de entregá-lo à Vara de Infância e da Juventude. Muitos acreditam que ao decidir que não quer ficar com a criança, a mãe perde o direito de escolher a quem quer entregá-la. Alguns juízes entendem dessa forma ou simplesmente não aceitam por desconfiarem de "negociação" entre a mãe e os futuros adotantes.
Uns anos atrás ocorreram muitos casos de tráfico de bebês, em que as mães entregavam recém-nascidos por micharia, ou tinham seus filhos raptados e enviados para fora da Cidade ou até mesmo para o Exterior. Por conta disso, há muita reserva por parte da Equipe Técnica e principalmente dos Juízes, no trato de adoções desse tipo. É um direito da mãe escolher? É, mas sabemos que muitas se quer conhecem a pessoa a quem estão entregando a criança, ela pode acreditar que são pessoas boas que cuidarão do bebê e o amarão, e com certeza você que está lendo, tem esses sentimentos também, mas há quem não sinta desta forma, e principalmente não agem com amor.
Podem vender, podem se arrepender de ter adotado, podem "criá-lo" para a exploração de trabalho, e a lista e infindável.

Porém, é uma adoção legal. Não é a famosa "à brasileira", que você pega a criança e registra diretamente em seu nome. Não! Isso é crime!
A consensual significa que a mãe concorda que você fique com o bebê. Ela registrará a criança no nome dela e assinará o Termo de Anuência, em que declarará que entregou o Bebê por livre e espontânea vontade, evitando assim, que você possa ser acusado de Tráfico de crianças ou rapto, não servem como documento de Guarda e não tem valor legal no processo de adoção. Juntando aos documentos pessoais da mãe bio (CPF, RG, Comprovante de Residência) e auxílio de um advogado, de preferência experiente em adoções, você dará entrada na Ação de Guarda e Responsabilidade na Comarca onde estiver a criança, ou seja, na sua cidade ou onde estiver a mãe biológica. Não É Fácil encarar a Adoção Consensual.
Pelo Contrário! Há muitos riscos que devem ser levados em conta, tais Como:
A possibilidade da mãe desistir, mesmo depois de um período em que você já estiver com o bebê; Até que saia a sentença de adoção, ela pode desistir...

Sem a Guarda Provisória, ela pode bater na porta da sua casa a qualquer momento e pedir a criança de volta;
Com a Guarda Provisória, ela precisará da autorização do Juiz para ir à sua casa; Ao ser proferida a Sentença de Destituição, ela pode recorrer no prazo de 15 dias; o Juiz da sua Comarca pode não aceitar e mandar o olhar quem é o próximo da "fila";
- Alguém da "fila" Descobrir e alegar que você tentou "burlar" o Sistema e solicitar e seja verificado no Cadastro de Habilitados quem é o próximo a ser chamado;
- Os pais biológicos não deixarem de bater na porta da sua casa;
- Chantagens da Família biológica;
- Algum familiar biológico descobrir e requerer a Guarda;
- e por ai vai ...
Para você entrar nessa, deve estar preparado para todas as possibilidades e estar com os dois pés firmes no chão, sabendo que corre o risco de ficar sem a criança.

Também deve estar habilitado para adoção, isso é bastante relevante para o Juiz na hora de decidir, pois é uma forma dele comprovar que você tem realmente condições de ficar com a criança. Sem a Habilitação o processo demorará ao tempo de serem feitas todas as avaliações necessárias para a mesma. Assim, é melhor estar habilitado antes de procurar uma criança para adotar. Não deve dar nada em troca da doação. Por Pior que seja a situação da família biológica, não é correto ajudar, pois seria uma forma de "troca de favores", de negociação em torno da entrega da criança, e se o juiz vier a saber, poderá interpretar como Tráfico de Crianças.
Deve estar amparado por um advogado, de preferência especialista em adoções. Não crie muitas expectativas ao se preparar para receber o bebê, mas pense nas possibilidades dele não chegar. Mantenha os pés no chão e não se precipite em atitudes desesperadoras.
Jamais caia na tentação de registrá-lo em seu nome, é um ato criminoso. A Certidão de Nascimento original será cancelada quando sair a sentença de Destituição dos pais biológicos, e uma nova será expedida em seu nome.

Esse procedimento impedirá que seu filho tenha acesso às suas origens, o que lhe é garantido na Lei de Adoção. É muito comum que filhos adotivos tenham curiosidade sobre sua origem, não quer dizer que querem buscar ou voltar para a família biológica, mas querem saber e é direito garantido. Amar um filho é respeitar seus direitos. E se fizer a adoção legalmente, seu filho poderá ter acesso às informações referentes aos seus primeiros dias de vida, quando ele completar 18 anos..

Seu Filho chegará somente na hora certa, por isso, não vale a pena cometer erros que aparentemente são pequenos, mas que futuramente trarão grandes transtornos.

71 comentários

  1. Linda história, como a história de todos nós, homens e mulheres, que acreditam que a paternidade e maternidade, acontecem primeiro no coração. Biológico ou adotivo, o filho ou filha, tem que ser a prioridade de nosso lar. O Amor é incondicional e não tem um formato físico e psicológico marcados. E é interessante, que quanto mais sofremos preconceitos mas amamos os filhos. Sou mãe biológica de três filhos e mãe adotiva de um. Meu marido e eu, amamos os 4 igualmente: 2 meninos e 2 meninas.Por causa de minha história muitas crianças já foram adotadas. Angelica. RJ

    ResponderExcluir
  2. adotar é um ato maravilhoso e só sabe quem passa ou ja passou por isso , sou mãe biologica de 1 filha e mãe adotiva de 4, sou a mãe mais feliz do mundo. E tenho filhos maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando uma adoçao consensual os riscos sao grandes, mas para ser mae tudo vale , estou no cadastro nacional, mas uma amiga demorou 7 anos esperando, com tantos anjinhos precisando de uma familia nosso governo impoe burocracia em cima de burocracia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou rezar prá que consiga logo. Li sobre a adoção consensual, e a princípio fiquei com muito receio. Mas, minha vontade de um bebê é tão grande...

      Excluir
    2. Jussara,
      tudo bem? Seus filhos foram adotados por adoção consensual ou método tradicional?
      Daiana

      Excluir
    3. Você conseguiu por consensual? Quanto tempo levou?

      Excluir
  4. Olá, no caso da adoção consensual os avós, maternos ou paternos, são consultados pelo juiz sobre um possível interesse na guarda ????

    ResponderExcluir
  5. olá estou em processo de abilitação e tem uma pessoa que quer me dar uma criança de 2 anos o que faço é crime pegar aa criança e tentar a adoção concensual????

    ResponderExcluir
  6. Eu adotei por adoção consensual e hoje minha filha tem 2 anos e 4 meses, ela é minha vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrynha vc poderia entra em contato comigo vaeesa@hotmail.com

      Excluir
    2. olá será que vc poderia me ajudar contando como foi o processo todo? meu email é natyy.0305@gmail.com estou prestes a começar .. obrigada...

      Excluir
    3. Boa tarde, estamos no inicio deste processo de adoçao consensual, gostaria muito de obter maiores informaçoes se vc nao se importar.
      Obrigada.
      Dete - bernadetegso@hotmail.com e valmirso93@hotmail.com

      Excluir
    4. Ola , eu li seu depoimento sobre o processo de adoçao consensual , haveria possibilidades de vc me esclarecer algumas duvidas , eu e minha esposa estamos passando por uma situaçao sobre adoçao mas temos medo de entrar nessa e cometer algum erro perante a justiça !!! se for possivel entre em contato pelo email alexsouza2014@outlook.com.br obrigado por enquanto .

      Excluir
    5. Boa noite Sandrynha poderia entrar em contato comigo? Estou na mesma situação.
      ticialcantara2009@hotmail.com

      Excluir
    6. Bom dia!!! gostaria muito de saber como foi sua adoção, pois estou esperando por minha filha. sei q é dificil , mas vou lutar!! pode entrar em contato? luz_do_sol20011@hotmail.com

      Excluir
    7. Oi Sandrinha pode me passar seu email por favor? Gostaria de tirar uma dúvida. Beijos
      Meu email arianemls@hotmail.com

      Excluir
    8. vaessa, bom dia! vc está passando pelo processo de adoção?

      Excluir
    9. sandrynha, em que comarca voce fez a adoção?

      Excluir
    10. Sandrynha você poderia entrar em contato comigo?
      Preciso conversar com alguém que já adotou pela adoção consensual.


      Pois tem uma Bio querendo me dar o bebê dela

      Excluir
  7. Seu poste me serviu para provar a muitas pessoas que minha adoção nunca foi ilegal!
    Estava sofrendo muito com tanta maldade de pessoas que na minha opinião são invejosas!
    Eu adotei e nunca foi negar minha história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandrinha vc pode me ajudar e muito tirando algumas dúvidas de como foi o trâmite me chama no whats 45 999087207

      Excluir
    2. BOM DIA ESTOU COM MEDO DESSA ADOÇÃO CONSENSUAL, MAS ESTOU APAIXONADA PELA CRIANÇA ELA TEM 2 ANOS FOI DIFICIL.. PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO ME MANDE UM E-MAIL LOURENAPSI@HOTMAIL.COM

      Excluir
    3. Estou vivendo um drama,cuido desde 2 mrsrs de vida, hoje ele está com 1 ano e 3 meses, já conheço a família há mais de,30 anos,mas mesmo a mãe e toda família querendo que ele fique comigo o juiz não aceita,a mãe e e usuária de crack, já tem uma filha que convive aqui em casa com o irmao , estou sofrendo muito o que você acha que devo fazer? Não vou desistir dele.

      Excluir
  8. eu queria tanto ser mae e meu grande sonho deus me realiza022 996106791

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde é o seguinte...Eu e meu esposo entramos com o pedido de abilitaçao para adoção. POREM A FILHA de uma amiga minha que conheço desde pequena que me doar o bebe que esta para nascer...gostaria de saber comi devemos proceder para nao fazer nada ilegal...por que ela quer nos entregar o bebe logo apos o nascimento...o que devemos fazer por primeiro.Estamos anciosos nao queremos perder o bebe e outra ela esta entrando para o oitavo mes...um abraço em todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to passando pela mesma situação e to perdida em que fazer alguém pode me ajuda com informações eu agradeço jessicaclodovil@yahoo.com

      Excluir
    2. to passando pela mesma situação e to perdida em que fazer alguém pode me ajuda com informações eu agradeço jessicaclodovil@yahoo.com

      Excluir
  10. Infelizmente são muitas burocracias nas leis ja estou cadastrada a cinco anos que me fãs muito a pensar na adoção consensual mais sempre com os pés firme no chão.

    ResponderExcluir
  11. Alguém que adotou pelo consensual poderia conversa comigo vaeesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde eu ainda estou passando por uma adoção consensual,mas até agora não tive nenhum problema com a família biológica,passei na primeira etapa a mãe biológica ja foi ouvida tenho a guarda por tempo indeterminado e agora minha advogada irá pedir a adoção definitiva e assim poderei trocar os documentos da minha filha,confesso que o medo maior está dentro da gente ficava apavorada com medo de perder minha filha só fiquei aliviada quando ouvir da assistente social do fórum me dizer ninguém te separa da sua filha.

      Excluir
    2. Simone, minha irmã acabou de pegar um bebê doado pela mãe, vc poderia me dizer se vcs entraram com processo logo no início ou esperaram um pouco? (dea_jf@yahoo.com.br)

      Excluir
    3. Boa tarde, estamos no inicio deste processo de adoçao consensual, gostaria muito de obter maiores informaçoes se vc nao se importar.
      Obrigada.
      Dete - bernadetegso@hotmail.com e valmirso93@hotmail.com

      Excluir
    4. Simone,
      Como anda seu processo de adoção definitiva, vocês já estão cadastrados no CNA - Cadastro Nacional de Adoção, dizem que é mais rápido quando já está...
      Bjs

      Excluir
    5. Simoni, preciso de orientação de como proceder no mesmo caso.
      Tem como falar comigo no zap, por favor 21 98755 2932

      Excluir
    6. Bon dia!!! também estou esperando minha filha assim, mas tenho medo.mas não vou desistir.

      Excluir
    7. olá Simone você é de São Paulo? se sim você pode me passar o contato da sua advogada.

      Excluir
    8. Oi será que você pode entrar em contato comigo Whats 51 84787941. Estou precisando com urgência.
      Obrigada

      Excluir
    9. Simone, o que precisa exatamente fazer pra adoção consensual? Estou com uma mãe solteira que quer me dar o filho e eu quero muito, pois na fila de adoção não tem como, é muitos anos. E eu e meu esposo queremos muito

      Excluir
  12. Tenho quatro filhos, a mais velha órfã de mãe aos 5 anos e os outros 3 são irmãos biológicos com adoções consensuais. Todas adoções tardias. Quando se quer bebê corre-se o risco, conforme explicado. Os meus vieram com 5 anos (a primeira), 08 (menina), 09 e 12 anos (os meninos) Hj tem 25 a mais velha, 15 a caçula, 16 e 18 anos os meninos. Somos uma família feliz, multirracial e com amor de sobra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amei, sua historia mto lindo Deus vos abençoe cada vez mais

      Excluir
    2. Olá. podemos falar? Mi teléfono 0034 605 273700

      Excluir
  13. Gente, eu sou apaixonada pela minha bebê, porém foi tudo entre família, sobrinha da esposa da mulher do irmão do meu marido (se é que me entende! rsrs). Breve resumo, fomos procurados por e-mail, telefone, todo tipo de contato pela a mãe biológica da minha filha, ficamos um tanto com medo, pois não gostamos nada ilegal, a criança foi registrada no nome dela e do marido e hoje se encontra sob nossos cuidados, que não falta amor, carinho e extrema dedicação pela minha filhinha (mãe é dedicação em tempo integral, e como!!Rsrsrs). Acho que nosso grau de parentesco é tipo a neném é nossa sobrinha-neta (se estou errada me corrigem!!rsrs) Porém, depois de 5 meses com a neném agora que entregamos nossos documentos no fórum de nossa cidade, pra conseguir a tal habilitação e a mãe da neném mora em outro Estado. Isso pode prejudicar a neném? Pois não queremos prejudicar ele em nada, sabíamos dos risco, porque sabemos como a lei é difícil pra quem não é estrela de Hollywood. Acredito que não foi crime, até porque esta entre família, ela tem irmãos menores graçinhas de criança. Estou no caminho certo? Ou devo pedir logo a guarda da neném?

    ResponderExcluir
  14. Alguns erros na postagem.

    1- Sobre os riscos.

    Na verdade toda adoção existe risco.Quando se adota uma criança pequena pelo CNA, ela nunca virá DESTITUÍDA do pátrio poder, porque essa destituição só ocorre após a Justiça e o MP forem convencidos que de essa criança não pode retornar a família biológica. Entende-se família tios, avós, primos, etc.
    Portanto durante a guarda legal, a criança pode retornar para a família biológica a qualquer momento, sendo inclusive que o Judiciário vai ajudar nessa reinserção, incluindo a família em programas sociais, conforme determina a Lei.
    Enfim, o risco da criança retornar a família biológica é igual tanto pelo CNA, quanto pela Consensual, A exceção é da criança já destituída, mas como o processo leva anos, sempre será de adoção tardia.

    2- Não precisa estar habilitado.

    Vejamos o entendimento do STJ sobre adoção consensual.

    A observância do cadastro de adotantes, vale dizer, a preferência das pessoas cronologicamente cadastradas para adotar determinada criança não é absoluta. Excepciona-se tal regramento, em observância ao princípio do melhor interesse do menor, basilar e norteador de todo o sistema protecionista do menor, na hipótese de existir vínculo afetivo entre a criança e o pretendente à adoção, ainda que este não se encontre sequer cadastrado no referido registro; (STJ; REsp 1172067/MG; Rel. Min. Massami Uyeda; DJ: 18/03/2010)

    Portanto, de forma cristalina não precisa estar habilitado.

    Para título de informação, no Norte e Nordeste a adoção consensual ainda continua em alta, sendo que quase 95% das adoções no Acre são assim.

    Consulte sempre um advogado !

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Sra. Jussara Jatobá!
    Sou Assistente Social e sinto a necessidade com um grupo de pessoas que ardem em amor como eu, em amparar mulheres gestantes em situação de rua, e crianças em situação de abandono. Gostaríamos de trabalhar com essas mulheres a proteção junto com seus filhos. Seu blog é brasileiro, desculpa perguntar mais é que desconhecia a adoção consensual. Porque sendo possível poderemos aplicar os cuidados e com famílias que acolhem essas mães também. Obrigada e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de conhecer alguém que já tenha feito está adoçao para me explicar certinho se alguém quiser chamar waths 15997721082 tô com uma gestante de 7 meses mas ainda tenho medo de ela mudar de decisão em cima da hora ela garante que não quer a criança e depois de doar vai embora da cidade eu já estou praticamente me sentindo grávida mas com muito medo

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber o caminho correto para legalizar a guarda e futura adoção de gêmeas que a mãe biológica entregou na maternidade...isso já faz 1 ano. O pai biológico é desconhecido. A mãe registrou. Porém que assinar algum documento para deixar as meninas para a amiga da família que deixou as bbs na saída da maternidade. A avó materna não tem interesse nas meninas e disse que assina qualquer documento.
    Me ajude, por favor pois o meu medo é de entrar com o pedido de guarda e prejudicar a pessoa que estão as bbs.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho 03 filhos adotivos e 01 biologica- Sou totalmente feliz com meus filhos, nuca menti sobre a adoção com eles.) O primeiro foi mais facil ele tinha 1 ano e 4 meses e ja estava destituido no Orfanato, e os gemeos hoje eles tem 6 anos e foi adoção consensual mas demorou, foi dificil e passei por muitos medos..mas valeu a pena!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho 03 filhos adotivos e 01 biologica- Sou totalmente feliz com meus filhos, nuca menti sobre a adoção com eles.) O primeiro foi mais facil ele tinha 1 ano e 4 meses e ja estava destituido no Orfanato, e os gemeos hoje eles tem 6 anos e foi adoção consensual mas demorou, foi dificil e passei por muitos medos..mas valeu a pena!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho 03 filhos adotivos e 01 biologica- Sou totalmente feliz com meus filhos, nuca menti sobre a adoção com eles.) O primeiro foi mais facil ele tinha 1 ano e 4 meses e ja estava destituido no Orfanato, e os gemeos hoje eles tem 6 anos e foi adoção consensual mas demorou, foi dificil e passei por muitos medos..mas valeu a pena!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu adoraria encontrar essa oportunidade de adotar uma criança de forma consensual...Mas não conheço nenhuma mãe que queira doar um bebê ou criança de até uns 3 anos... se alguém aqui já tiver conhecimento de alguma mulher q não queira o filho que entre em contato no meu Watts.04298099772 Éster

    ResponderExcluir
  22. Oi gostaria de tirar uma dúvida minha amiga vai ter um bebê e não tem condições de criar ela não sabe quem é o pai e gostaria que eu ficasse com a criança eu posso ficar com ela quais são os procedimentos o que devo fazer quero muito ficar com o bebê

    ResponderExcluir
  23. Ola.
    Sou do Rio de Janeiro, estou gravida de 20 semanas e procuro uma familia habilitada para entrega consensual (adoção consensual).O bebe é saudavel com pais brancos e busco familias que queiram dar amor, carinho e tudo o que uma criança tem direito.A data prevista do parto é 17/03/17.
    Pessoas interessadas, favor entrar em cotato pelo e-mail
    legalbaby.adocao@outlook.com

    ResponderExcluir
  24. Ola.
    Sou do Rio de Janeiro, estou gravida de 20 semanas e procuro uma familia habilitada para entrega consensual (adoção consensual).O bebe é saudavel com pais brancos e busco familias que queiram dar amor, carinho e tudo o que uma criança tem direito.A data prevista do parto é 17/03/17.
    Pessoas interessadas, favor entrar em cotato pelo e-mail
    legalbaby.adocao@outlook.com

    ResponderExcluir
  25. Boa matéria! Explica bem q não é fácil, pois não seria justo com quem esta na fila da adoção!

    ResponderExcluir
  26. Boa noite flor to precisando muito de ajuda eu sou casada a 4 anos com meu esposo e eu não posso ter filhos tenho uma conhecida minha que esta gravida e vai ganhar bebe entre março e abril de 2017 eu procurei um advogado para entrar com a guarda da bebe sendo que ela me pediu um documento que comprove minha renda sendo que eu e meu esposo não tenho como comprovar porque trabalhamos como autônomo como eu deveria fazer já chorei tanto com isso e possivel ela registra a bebe e eu pegar uma declaração dela passando a guarda pra mim com todos os documentos dela e meu reconhecendo firma eu consigo ficar com a criança numa boa me ajuda

    ResponderExcluir
  27. Sabias palavras mais por uma parte acho injusto tudo isso ,pois se uma pessoa lhe concede uma filho por livre espontânea vontade e por que vê na pessoa escolhida a capacidade de conceder ao seu filho tudo o que a criança merece,e acho mais justo do que ve a criança sofrendo em abrigos,na rua etc ....
    Estou lutando por uma adoção consensual pois sem conhecer as leis ,uma senhora assim que esteve o BB que já esta com migo a quase dois ,e que já amo muito,e que a mãe biológica já deu outros filhos garante que não volta a sua palavra atrás mas infelizmente esta nas mãos da justiça e na lei estou como criminosa ,não sabia que da amor ,carinho afeto e etc era crime ,ha e ela deu por livre espontânea vontade então por que sou criminosa .
    Quero lutar pelo meu filho e sei que meu juiz que e Deus ira mim ajudar

    ResponderExcluir
  28. Sabias palavras mais por uma parte acho injusto tudo isso ,pois se uma pessoa lhe concede uma filho por livre espontânea vontade e por que vê na pessoa escolhida a capacidade de conceder ao seu filho tudo o que a criança merece,e acho mais justo do que ve a criança sofrendo em abrigos,na rua etc ....
    Estou lutando por uma adoção consensual pois sem conhecer as leis ,uma senhora assim que esteve o BB que já esta com migo a quase dois ,e que já amo muito,e que a mãe biológica já deu outros filhos garante que não volta a sua palavra atrás mas infelizmente esta nas mãos da justiça e na lei estou como criminosa ,não sabia que da amor ,carinho afeto e etc era crime ,ha e ela deu por livre espontânea vontade então por que sou criminosa .
    Quero lutar pelo meu filho e sei que meu juiz que e Deus ira mim ajudar

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde,
    Tem uma mulher que quer doar seu bebê que nascerá daqui há 3 meses. Estou na fila de adoção e uma pessoa que conhece o caso e sabe que ela não tem condições de sustentar essa criança, pois já tem outros 11 filhos. Existe interesse da minha parte, em ficar com essa criança, mesmo porque há cerca de 1 ano outra filha desta pessoa quase morreu por desnutrição, e as pessoas que auxiliam essa família temem que isso ocorra novamente.
    A mãe está disposta a doar pois não tem nenhuma condição de sustentar tantas crianças e infelizmente o conselho tutelar nada faz para evitar tal situação.
    Vcs teriam um advogado especialista para indicar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Estou passando por isso,minha irma me deu o bebê dela recém nascido.DPS de 5 meses quer ele d volta.DPS que passeio foi a praia.eu to arrasda

    ResponderExcluir
  31. Eu e meu esposo já estamos criando desde 2014 um menino hoje com 10 anos indo para 11 anos em Maio. 13 dias depois completa 3 anos que ele esta com a gente. A mãe é usuária de drogas e deu todos os 3 filhos para outras pessoas cuidarem, fomos ao cartório e ele fez uma carta de próprio punho dizendo que podemos resolver e ter a guarda dele, reconhecemos a firma e registramos a carta em cartório, mas já viajamos com ele e mesmo com essa carta pediram aquele documento de autorização para viajar, toda vez temos que fazer esse documento para viajar mesmo autenticado em cartório a validade é de 30 dias. Ai que vimos que não há legalidade na carta que ela fez. Agora estamos num impasse queremos viajar para o nordeste e ficara 2 meses lá tudo para comprar uma casa lá, mas fica difícil com esse impasse todo. Tambem pretendemos morar lá e queremos fazer a adotação dele. A mãe e a vó materna estão disposta a ir a juízo fazer essa adoção, o pai já é morto e sua família não tem contato com o menino, na verdade nem sabem que o garoto existe. Como podemos proceder? Temos medo de perder ele , já que tem quase 3 anos que mora com agente chama agente de pai, na escola a diretora sabe de toda historia e sabe que somos pais dele. Inclusive ele nem estudava quando veio morar com a gente.Pode nos ajudar.

    ResponderExcluir
  32. Li o artigo, bem esclarecedor. A sobrinha de uma amiga esta gravida de 2 meses e quer doar o bebê para nós. Nos pediu para acompanhar as gestação nas consultas medicas e o que for necessário. Mas estamos inseguros devido o termo "troca de favores" e outros medos. Poderia nos orientar?

    ResponderExcluir
  33. Olá tenho uma situação a minha sobrinha esta grávida e falou para eu ficar com o bebê eu estou casada e moro em Portugal ela esta na venezuela e o pai não quer ser responsável esta de acordo com que nos fiquemos com o bebe o que posso fazer e possível que nos fizermos adoção consensual ajuda sff o que posso fazer sim eu não ficar com o bebê ela aborta obrigada espero que me possa orientar

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho uma situação a minha sobrinha esta grávida e falou para eu ficar com o bebê eu estou casada e moro em Portugal ela esta na venezuela e o pai não quer ser responsável esta de acordo com que nos fiquemos com o bebe o que posso fazer e possível que nos fizermos adoção consensual ajuda sff o que posso fazer sim eu não ficar com o bebê ela aborta obrigada espero que me possa orientar

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde, tem uma moça que está grávida e não quer o bebê, na verdade ela só tem 14 anos e não tem condiçoes financeiras para sustentar a criança e a mãe dela não quer assumir outra criança pois já cria um neto. Enfim, ela me procurou por saber que eu sou louca pra adotar um bebe e me pediu pra ficar com o filho dela. O que eu faço? Preciso de uma orientação.

    ResponderExcluir
  36. gente me ajuda tenho uma irma biologica mas nao samos regitrada como irma pos eu fui adotada e minha irma que me dar o bb dela ela ta de 8 mes ainda me disse que na hora que nasce vai me entrega mas nao sei como faze sera que eu fica com essa criança logo sem pega a guarda e crime me ajudem jessicaclodovil@yahoo.com

    ResponderExcluir
  37. Eu queria entrega o bebe que espero pra uma adoção consensual, mas fui no juizado do menor e la fui informada que é ilegal e eu poderia ser presa, eu entrei em desespero por saber disso, so que pesquisando vi que não é ilegal estou sem saber o que realmente é verdade.. se alguem poder me esclarecer

    ResponderExcluir
  38. Escrevo aqui com uma imensa esperança de encontrar uma mãe sem condições que queira doar pra mim,tenho um desejo enorme seria a glória �� meu zap 85 85758689 moro em Fortaleza ce

    ResponderExcluir
  39. estou gravida e gostaria de doar na doaçao consesual ! como ainda estou gestante de 3 meses estou publicando aqui para ter tempo de conhecer a familiar e tentar fazer essa doaçao

    ResponderExcluir
  40. Estou gravida com 34semanas é um menino.. Sou de Goiás. Vou doar o bebe so para,quem tem condição meu zap 64984564178

    ResponderExcluir
  41. Minha dúvida é porque a mãe biológica quer me entregar o bebê e me passar o Termo de Anuência, mas como faço para leva-la para a vacinação, consulta, sem a documentação?

    ResponderExcluir