Página 9


Como definir a natureza humana?


Diante de tantas discussões sobre o comportamento das pessoas me pergunto: 
Como definir a natureza humana?

A dificuldade de resolver tal questão, a incoerência das teorias que tentam explicá-la, as deploráveis consequências que decorrem da maior parte dos sistemas conhecidos, tem fatigado e levado o espírito humano à indiferença e ao ceticismo.
O homem ignorante do seu destino é semelhante ao viajante que percorre maquinalmente a sua rota, sem conhecer o ponto de partida nem o ponto de chegada, e sem saber qual o motivo da sua viagem, do que resulta, sem dúvida, o estar sempre disposto a parar diante do menor obstáculo, vã procura de satisfações efêmeras, há perder o tempo sem cuidar do alvo que deve atingir.

Mas sim um meio de aperfeiçoamento intelectual, de elevação moral, uma escola onde se aprendem a docilidade, a paciência, o dever.
Não há efeito sem causa; o nada não pode produzir coisa alguma. Eis aí, verdade incontestável. Ora, como se verifica em cada um de nós a existência de forças, de potências que não podem ser consideradas como materiais há necessidade, para explicar a sua causa, de remontar a outra origem além da matéria, a esse princípio que designamos por alma ou Espírito.

Quando se compenetrar da grandeza da sua missão, o ser humano saberá desprender-se melhor daquilo que o rebaixa e abate; saberá governar-se criteriosamente, preparar pelos seus esforços a união fecunda dos homens numa grande família de irmãos.

Sintam-se abraçados!