Lar Beneficente Clara de Assis

O Lar Beneficente Clara de Assis é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como objetivo assistir às crianças, adolescentes, idosos e gestantes pobres da comunidade carente de Iparana, em Caucaia, Ceará, nos mais variados setores como: EDUCAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO, SAÚDE, ESPORTE, CULTURA, LAZER e MORALIZAÇÃO DO SER (Educação do Caráter). 

Tudo começou em Dezembro/99, quando cerca de 30 voluntários (pessoas dos mais variados setores e de diversas formações profissionais) se reuniram e fundaram o Lar Beneficente Clara de Assis, que passou a apoiar uma comunidade carente composta em sua maioria pelos índios Tapebas, na Vila Guaié, na localidade de Iparana, no vizinho Município de Caucaia, sendo esta a maneira que estas pessoas escolheram para exercer sua Responsabilidade Social de forma mais significativa, e assim, as atividades de promoção social foram iniciadas sob as sombras das mangueiras e cajueiros no local. 

Hoje o Lar de Clara está com cerca da metade da obra concluída e atende a 350 famílias, compostas por cerca de 2.000 pessoas, das quais 500 são crianças. A Escola Clara de Assis alfabetiza crianças em dois turnos, os adolescentes têm oportunidade de fazer cursos profissionalizantes e amplia os horizontes de jovens e adultos através de alfabetização à noite. 

O Lar de Clara desenvolve o senso ético de crianças; possibilita a laborterapia junto a idosos, promove palestras educativas para gestantes e adolescentes, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. O Lar de Clara serve diariamente cerca de 1.200 refeições à comunidade. Paralelamente, existe atendimento ambulatorial, médico e odontológico com ajuda de médicos, enfermeiros e dentistas voluntários. 

Não são raros aqueles que têm polarizado suas ações no extremo do materialismo ou da espiritualização por sentido de suas existências. Enquanto isso um contingente significativo vive a fome de alimento, de educação, de oportunidades, de moralização, de auto-estima…

Porém, qual a razão da projeção material sem a elaboração de um significado para a própria trajetória junto aos semelhantes? De que modo viver plenamente em paz quando os recursos acumulados não suprem o vazio existencial, sobretudo quando poderiam também ser direcionados para romper o ciclo de tantas fomes? Como lutar por difundir exclusivamente a teoria dos princípios espirituais, enquanto os estômagos e corpos sociais encontram-se substancialmente vazios, à espera da fé, da coragem, da resignação, mas também ansiosos por um suporte que lhes propicie viver condignamente? É possível uma convergência de ações…! 

A ciência, filosofia e moral espíritas nos oferecem um caminho de harmonia entre o corpo e o espírito, a partir de uma mesma conjunção de esforços… Além disso, temos a convicção de que há um ponto de encontro entre todas as gentes, independentemente de credo, raça, condição social e preferência partidária: a necessidade do próximo. 
O que torna a paz um dever de todos e o bem um instrumento de promoção múltipla do nosso semelhante. Essa corrente do bem não é exclusiva do Lar de Clara… participe também e faça alguém feliz; você terá um sentido a mais para existir… Paz e Bem! 
 
O Lar Beneficente Clara de Assis dá oportunidade a todos os assistidos e proporciona também que eles tenham uma vida capaz de satisfazer às suas necessidades básicas de convivência social, de saúde, profissionalização e consciência dos seus direitos e deveres de cidadãos. 

Quem acredita na paz pratica o bem!

Rua Guaie, S/N, Iparana - Caucaia CE - Brasil | Telefone 85 3318 9508 - E-mail: lardeclara@lardeclara.org.br

Nenhum comentário